quarta-feira, 13 de maio de 2009

Artivismo para os Alquimistas: Oficina Intensiva de Iniciação

O Artivismo nasceu como uma resposta estética e social depois da segunda guerra mundial e as ditaduras implantadas na América Latina. O “ Performance Art ” e “Agit Prop ” são parte da estratégia criada para mostrar, questionar e problematizar os eventos que trouxeram grandes desafios para o ser humano.

Nesta experiencia propomos focalizar nossa atenção no Teatro da Criação Coletiva (Teatro da Candelaria-Colombia) e Teatro do Oprimido (Augusto Boal- Brasil) Ferramentas poderosas que
foram provadas como veículos na quebra de velhos paradigmas , tomada de uma nova consciência e geração de possíveis soluções para a sociedade.

Um convite urgente a expressão, o ativismo é parte viva no processo da Alquimia Social que atravessa o Mundo Contemporâneo. O Encantamento do ativismo, através da arte e aqui chamado como Artivismo. Expresse-se com arte, saia da normose, mostre sua alegria, descontentamento, protesto ou qualquer tipo de ação, com a poderosa ferramenta do Artivismo.
Como será a Oficina ?
A Oficina está dividida em 6 módulos de 3 horas que inclui o jogo comoferramenta fundamental de trabalho e uma apresentação do processo criado pelos oficineiros.
Modulo 1 Re- Encontro/Criando a Tribo
Introdução, Exercícios de Conhecimento, Confiança, Sensibilização, Agilidade mental,Foco e Solidariedade.
Modulo 2 Eu como ferramenta de trabalho
Consciência Corporal:
Eu
Eu-Espaço
Eu e o Outro
Voz
Articulação, Projeção, Intenção, Atuação, Emoções
Modulo 3 Criando juntos
Teatro de Criação Coletiva
Planejamento do Problema, Improvisação, Criação de cenas em equipes,
Transições, Apresentação.
Modulo 4 Teatro do Oprimido
Teatro Imagem, Teatro Invisível o Teatro Fórum
Modulo 5 Vamos Lá!
Ensaio das cenas, Apresentação em Local Públicoe Reflexão
O que é preciso para participar da oficina?
Abertura e atitude participativa para o jogo;
Roupa leve adequada para fazer exercícios físicos;
Caderno e caneta;
Água e Lanche natural para compartilhar (frutas, pão integral, castanhas, sucos...)
* A oficina tem como propósito criar um Grupo de Artivismo no Recife, disposto aatuar em intervenções Sociais, Ambientais e Culturais em locais púbicos.
Quando:
De 26, 27, 28 de maio das 16h as 19h
01, 02, 03 de junho das 16h as 19h
Onde: UFPE – CCB (sala ainda em definição)
Colaboração: R$ 50,00
Carga Horária: 20 horas aula
INFOS E INSCRIÇÕES: 9708-2686 ecopedagogia@gmail.com
Facilitador: Heriberto Ramirez Ayala (Porto Rico)Formação em Pedagogia Teatral na Universidade de Porto Rico, com equipes deTeatrodo Mundo que trabalham a Criação Coletiva; Teatro Yuyashkani-Peru, Malayerba- Equador, MapaTeatro- Colômbia. Facilitador convidado para Caravana Arco iris por la Paz no projeto CulturaViva- Brasil 2006.Atualmente é artista independente e inclui a dança contemporânea ePerformance, como pedagogo trabalha com populaçõesmarginalizadase como pesquisadora Ecopedagogia.introduziu no seutrabalho

Nenhum comentário: